domingo, 28 de agosto de 2011

garotas arteiras

Toda vez que eu pego meus pincéis, meus retalhos ou minhas agulhas, sei que terei companhia, minhas filhas, quando fiz minha caixinha de temperos já esperava por isso, 


Minhas filhinhas aproveitaram para renovar umas peças de mantigas de mdf delas, filhas de peixe, peixinhas são.

Esse é o resultado dessa  brincadeira, mas as manchas de tinta na toalha ainda estão lá.





caixa de temperos

Peguei essa caixa de verdura no sacolão, ( antes ela era maior, maridão cortou, lixou e montou menor), pensei em colocar umas plantinhas como eu vi em uns blogs, mas me veio uma idéia melhor:


  


Peguei algumas sobras de material que eu tinha guardado, e depois de lixar, passei um prime, e pintei com tinta lilás acrílica, colei uns adesivos, colei no fundo um conjunto americano emborrachado, por fim passei duas camadas de verniz.




E agora tenho um lugar legal prá eu acomodar meus temperos.

sábado, 20 de agosto de 2011

Preciso de cortinas urgente

Estou reformando minha sala e por isso me desfiz de tudo que havia nela,com exceção da tv. Mas antes tinha uma cortina pesada, escura agora quero claridade. Pesquisei horrores na net até descobri na vila do artesão esta cortina romana PAP , pirei mas estou sem tempo prá começar.
Quero fazer uma cortina rústica da mesma cor que vi, prá combinar com o tom bege da parede.



cortina_romana_instalada
Cortinas romanas são aquele modelos de painel que sobem puxados por um cordão lateral e ao subir criam dobras no tecido. Diferentes das cortinas tipo esteira, são muito elegantes e criam um belo efeito em sua janela. Veja aqui alguns modelos em ambientes decorados.
Esse é daqueles projetos que parecem complicados mas que só são um pouquinho trabalhosos. Entretanto, contudo, todavia, quando pensamos no quanto economizamos fazendo nós mesmos essas cortinas, aí tudo muda de figura. Vamos aprender o passo-a-passo da cortina romana, redecorar a casa e economizar para os detalhes a mais que você tanto quer para enfeitar a sua casa.

Material:
material_para_fazer
  • tecido e velcro
  • hastes de plástico
  • suporte de madeira
  • alfinetes e agulha de costura
  • linha de costura e cordão
  • tesoura , serrinha
  • argolas de plástico
  • parafusos com argola e parafusos longos

Cada parte da cortina romana deve ter 10 cm a mais de tecido na largura, para o acabamento. Calcule a altura medindo a sua janela e aumentando 5 cm de tecido para cada haste de dobra que quiser inserir, e mais 3 cm para os acabamentos.
dobre_acabamentoPrimeiro costure a barra das laterais. Dobre a borda 2,5 cm e novamente 2,5 cm sobre a dobra anterior.

coloque_alfinetesPrenda com alfinetes e costure na máquina de ponta a ponta. Repita o procedimento do outro lado.

marque_posicao_hastes_suporteCom régua e lápis, marque no avesso onde serão costuradas as dobras para as hastes que dão o efeito da cortina. Marque dois espaços com 2,5 cm em cada um.
Comece a marcar essas linhas das hastes a partir de 25 cm da borda superior e assim sucessivamente até a outra borda. Se sobrar menos que 25 cm no final, não tem problema.

prenda_alfinetesDobre o tecido nas linhas marcadas e prenda com alfinetes para costurar na máquina. Preste atenção para alinhar corretamente as marcas.
Costure de lado a lado. Repita para todas as marcações das hastes.

posicione_velcroVamos preparar o acabamento da borda superior. A cortina será presa no suporte de madeira usando velcro. Um lado do velcro será costurado junto com a dobra do acabamento da cortina. Dobre o tecido em 1 cm e vá prendendo com alfinetes junto com o velcro.

costure_velcroCosture o velcro em suas duas bordas.
Na parte inferior da cortina, dobre uma barrinha de 1 cm para o acabamento e outra sobre ela de mais 1 cm. Costure.

coloque_hastesVamos começar a montar.
Serre as hastes de plástico na largura da cortina com 1 cm a menos de cada lado.

coloque_hastes_costurasColoque as hastes nas dobras e encaixe. Isso que vocês estão vendo é o avesso da cortina.

costure_argolas_plasticasCom a fita métrica, meça 10 cm de cada borda e costure com agulha e linha as argolas de plástico nessas dobras das hastes por onde passarão os cordões. Para essa largura de painel são duas argolinhas para cada haste. Se a largura da sua janela for maior, inclua mais argolinhas por haste.

passe_cordao_argolas_plasticasComece a passar os cordões de baixo para cima. Encaixe na argolinha de baixo e continue passando em cada haste.

continue_passando_cordaoPasse o cordão na próxima e assim por diante até o topo da cortina.

confira_posicao_suporte_cortinaEsse é o suporte de madeira onde a cortina será fixa. Na parte da frente desse suporte você deverá colar a outra metade do velcro. Use cola rápida para isso. Esse suporte será parafusado no teto. Use furadeira para esse processo e parafusos compridos, ou parafusos de gesso, se for o caso.

fixe_parafusos_suporteFixe na parte de baixo do suporte os parafusos com argola, um para cada cordão. Para essa medida de cortina foram dois parafusos.

passe_cordao_parafusoPasse cada cordão pelo seu respectivo parafuso de argola.

fixe_cortina_velcro_suportePrenda a cortina no suporte com o velcro e ajuste as medidas dos cordões.


de_no_ponta_cordaoNa parte inferior faça um pequeno nó na primeira argola.

posicao_cordoesNa parte superior, pegue o cordão de uma das bordas alinhe-o com o suporte, passe pelo outro parafuso de argola e junte com o outro cordão, como na imagem. Esses dois cordões serão trançados e juntos farão a cortina subir em dobras.
Se a sua cortina tiver mais cordões, todos deverão se juntar em uma das laterais, sempre correndo por todos os parafusos de argola. Esse é o segredo do funcionamento.
Deixe fixo na parede ao lado da cortina, um pequeno gancho onde você prenderá os cordões para manter sua cortina aberta. É só dar um laço e soltar quando quiser fechar.

Com as medidas dos cordões definidas, corte-os na altura que deseja deixar. Desmonte a estrutura e fixe o suporte de madeira no teto. Depois é só remontar e admirar a sua cortina linda, maravilhosa e econômica. Pense nela quando estiver escolhendo enfeites novos para a sala com o din-din que economizou.

domingo, 14 de agosto de 2011



Esse vasinho da orquídea, eu fiz com o resto da textura e da tinta que sobrou da parede da minha sala.
E essa menina linda é minha filha que me ajuda com o blog.
Como fiz?
*lixei um vasinho de cerâmica.
*apliquei a textura
*dépois de 10 minutos arranhei com uma espátula
*pintei com o resto da tinta.


detalhes:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...